Aposentadoria por tempo de contribuição

Tempo de AposentadoriaPara obter esse tipo de aposentadoria é preciso duas coisas: idade mínima e tempo de contribuição. Existem dois tipos de aposentadoria por tempo de contribuição, a aposentadoria proporcional e a integral.

Aposentadoria Proporcional

Para pedir a aposentadoria proporcional homens precisam de 30 anos de contribuição e a idade mínima de 53 anos e para mulheres são 25 anos de contribuição e e idade mínima de 48 anos. Tanto para homens quanto para mulheres é necessário ainda uma compensação de 40% sobre o tempo faltante a partir de 16 de dezembro de 1998 para completar o tempo de contribuição mínimo tanto para homens quanto para mulheres.

O valor da aposentadoria proporcional é de 70% do salário de benefício + 5% de cada ano completo depois do mínimo exigido com a aplicação, ainda, do Fator Previdenciário.

Para requerer a Aposentadoria proporcional é necessário que a pessoa esteja inscrita no Regime Geral da Previdência Social (RGPS) até, no máximo, o dia 16 de dezembro de 1998, pessoas inscritas após essa data não tem direito ao benefício pois ele foi extinto pela Emenda Constitucional número 20.

Aposentadoria integral

Para homens o tempo mínimo de contribuição nessa modalidade é de 35 anos e para mulheres, 30. Já para professores de Ensino Médio, Fundamental ou Educação infantil há um desconto de 5 anos nesse tempo.

O valor da aposentadoria por tempo de contribuição é de 100% do salário-benefício, quanto mais se contribuir, seja no tempo ou no valor da contribuição, maior será o benefício a ser recebido, pois nesse cálculo incide o Fator Previdenciário, que leva em consideração fatores como idade, expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição.