Como fazer a simulação da aposentadoria por tempo de serviço no site da previdência social

Muitas pessoas sentem dificuldade em se dirigir até uma agência do INSS para resolver problemas ou tirar dúvidas referentes à aposentadoria. O que muitos não sabem, é que quase tudo pode ser resolvido pela internet ou pelo telefone. O que falta é um pouco de informação a respeito dessa possibilidade. Muitos dos atendimentos realizados na Previdência Social são a respeito de informações, tomando o tempo de atendimento de pessoas que precisam dar entrada em processos presenciais.

A maioria das dúvidas podem ser esclarecidas pelo site http://www.previdencia.gov.br/, como a simulação de aposentadoria. Basta acessar, clicar no link “Trabalhador com Previdência” e depois em “calcule sua aposentadoria”. Em seguida abrirá uma tela para a simulação da aposentadoria por tempo de serviço ou contribuição. Aí basta ter em mãos o PIS ou PASEP e preencher os campos solicitados, assim como nome e tempo de contribuição. O resultado será dado em seguida. Caso queira refazer a consulta, basta clicar em “nova consulta” para simular novamente. No mesmo site também é possível calcular aproximadamente o valor do benefício que será recebido. Lembrando que o valor é aproximado, sendo que o exato deverá ser emitido pelo INSS.

Uma grande vantagem da consulta pelo site é confirmar se todos os requisitos necessários para a aposentadoria estão sendo cumpridos. Isso evita um agendamento de pedido de aposentadoria na agência de atendimento de forma equivocada, atrasando ainda mais o processo. Para saber se a quantidade de contribuições pagas ao longo da vida dá o direito à aposentadoria, o trabalhador pode pedir uma senha na agência do INSS pelo telefone 135, sendo possível acompanhar o pagamento mensal da contribuição.

iStock_000008647291Small

Então, para realizar a simulação da aposentadoria por tempo de serviço no site da previdência social, de forma mais simples, vamos dar um passo a passo para não ter erro:

– Acesse www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao e clique em “Calcular tempo de contribuição”

– Digite o PIS ou PASEP ou o número do Cartão de Inscrição de Contribuinte Individual

– digite os caracteres que aparecerem na imagem de verificação e autenticação e depois clique em confirmar

– após abrir o formulário, digite a data de nascimento, sexo, nome completo, nome da mãe e o CPF e clique em continuar

– na página de simulação, preencha os períodos em que o trabalhador contribuiu com o INSS e clique em adicionar

– após preencher todos os períodos, clique em executar simulação

– o resultado será apresentado

– caso queira confirmar ou refazer, clique em nova consulta

Outros serviços também podem ser realizados no site da Previdência Social aposentadoria, como a atualização de endereço, requerimento de seguros como salário maternidade, auxílio doença e pensão por morte.