Como fazer o agendamento eletrônico de serviços do Inss no site da Previdência Social

A Previdência Social possui inúmeros serviços disponíveis para a população. E o site (http://www2.dataprev.gov.br/) traz inúmeras facilidades. Para tanto, não é necessário contratar um especialista, advogado ou qualquer tipo de ajuda para realizar seus processos e solicitar serviços junto ao INSS. A Previdência conta com atendentes especializados e prontos para atender a todos que precisarem de orientação nos processos de pedido de aposentadoria, dentre outros. Caso seu processo seja negado, aí sim vale à pena a contratação de uma consultoria ou advogado especializado, para tentar reaver o pedido. Caso contrário, seria apenas um gasto desnecessário.

O agendamento eletrônico INSS pode ser feito para diversos tipos de serviços. Vamos citar alguns:

– Requerimento do Auxilio doença

– Requerimento do salário maternidade

– Requerimento de pensão por morte

– Pericias Médicas Agendadas

– Marcação de exame médico pericial

– Pedido de prorrogação e Reconsideração

– Revisão de benefícios

– Consulta de documentos e formulários solicitados pela Previdência Social

– Consulta de concessão inicial de benefícios e revisão

– Consulta à revisão do teto salarial

– Informações básicas como fazer a inscrição, cálculo de Contribuições que não foram recolhidas, formas de contribuição para a previdência social, tipos de recolhimentos, devolução de pagamentos indevidos ou pagos por engano para a previdência, parcelamento de contribuições em atraso, tabela para simular as contribuições atrasadas e de contribuição mensal, Declaração de Regularidade e acerto de recolhimentos.

o agendamento eletrônico de serviços do Inss no site da Previdência Social

Previdência Social agendamento

Para realizar o agendamento de qualquer serviço do INSS, basta acessar o site http://www2.dataprev.gov.br/, escolher a opção desejada e aguardar o prazo estabelecido para ir até um ponto de atendimento. O agendamento também pode ser realizado pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, com ligação gratuita a partir de telefone fixo. O agendamento não é obrigatório, ou seja, você pode se dirigir diretamente a um posto de atendimento e retirar sua senha, mas corre o risco de não ser atendido ou demorar demais para isso ocorrer. Em alguns casos, como consultas, tudo pode ser feito pelo site, sendo desnecessário o deslocamento até o ponto de atendimento. Portanto, antes mesmo de ir até uma agência ou pensas nessa possibilidade, entre no site e verifique todas as opções disponíveis.

Para ter direito aos serviços oferecidos pela Previdência, é preciso estar em dia com as contribuições, sendo que qualquer pessoa, que faça a contribuição mínima de R$ 30, pode ter direito aos benefícios. Basta se cadastrar e realizar os pagamentos nas faixas existentes: empregados, empresários, contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico e segurado especial. Para saber em qual faixa se enquadra, agente um horário pelo site, leve todos os seus documentos e cadastre-se com a ajuda de um atendente.

Para realizar o cadastro é preciso todos os documentos pessoais, como CPF, RG ou certidão de casamento/nascimento, Carteira de Trabalho e Previdência Social. O cadastramento pode ser realizado com a ajuda de um atendente ou pelo site. Qualquer dúvida, basta ligar na central de atendimento.