INSS Aposentadoria – Consulta

Aos cidadãos contribuintes que estão para se aposentar e não querem acompanhar o andamento ou fazer uma simples consulta de como está o processo pode adquirir informações no site oficial da Previdência Social.

Os tipos de aposentadoria concedidos pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – dizem respeito a quatro categorias: Especial, Tempo de Contribuição, Invalidez e Por Idade.

Para confirmar dado e processo de andamento, ao acessar a página oficial da Previdência Social, o internauta preencherá os seguintes campos: número do benefício; data de nascimento; nome do beneficiário e número do CPF.

previdência-socialAo passar estas informações, outra janela será aberta detalhando os dados do beneficiário e sua situação, declarada na forma de um extrato de pagamentos de benefícios. No detalhamento de crédito aparece o tipo de aposentadoria do beneficiário, descrição de créditos e débitos; valor de descontos e o valor líquido a ser pago. O valor a ser pago depende dos vencimentos de cada cidadão, de acordo com o tempo de contribuição, ou os outros casos de aposentadoria citados acima.

Os documentos necessários para uma pessoa poder se aposentar normalmente são: cópia do RG, CPF, inscrição no PIS/PASEP, carteira e trabalho e vários outros, se faltar algum documento, os funcionários da Previdência Social. No site deles é possível verificar qual a unidade mais próxima de sua casa.

Agora que você sabe mais informações de como dar entrada e de acompanhar a situação de seu benefício, coloque os conhecimentos em prática e não perca mais tempo.