Veja telefone e endereços da previdência social (MG)

Você sabe o que é ser um segurado do INSS? Todos os trabalhadores registrados ou contribuintes individuais com a Previdência Social são chamados de segurados. O segurado tem direito à aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio reclusão, salário maternidade, dentre outros benefícios.

Existem algumas modalidades de segurados. São elas: empregados assalariados registrados em carteira; empregados domésticos, que prestam serviços nas casas de pessoas e também recebem salário; os trabalhadores avulsos, são os contratados para prestação de serviços, sem vínculo empregatício; os contribuintes individuais, que são os trabalhadores por conta própria, que emitem nota fiscal, mas não tem vínculo empregatício; os segurados especiais são os trabalhadores rurais, pescadores, trabalhadores de economia familiar; segurados facultativos, que não tem renda própria, mas pagam a contribuição, como as donas de casa.

Para se tornar um segurado, é preciso trabalhar com carteira assinada, no caso de assalariados; ter cadastro ou registro no sindicato ou órgão gestor no caso dos avulsos; pagar as contribuições individuais, no caso dos autônomos; pagar as contribuições e comprovar sua atividade, no caso do especial.

Realizando as contribuições e estando inscrito na Previdência Social, os segurados possuem direito à aposentadoria, por idade, tempo de contribuição ou invalidez, além da pensão por morte. Além disso, no exercício da função, têm direito ao auxílio doença, licença maternidade e seguro desemprego, se for o caso. Existe ainda o Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária, que também dá direito aos benefícios, possibilitando a contribuição sobre um salário mínimo para o trabalhador por conta própria.

cropped-home

No caso da aposentadoria especial, o contribuinte precisa comprovar, além do tempo de serviço, a sua exposição a agentes químicos, biológicos, dentre outros agentes de periculosidade. Por este motivo, a aposentadoria é dada como especial.

O segurado ainda tem direito ao auxílio acidente e ao auxílio doença, quando estiver em atividade. Todas as contribuintes têm direito ao salário maternidade, seja registrada ou não. Os dependentes do segurado também têm direito a alguns benefícios. Caso ele seja preso, os dependentes receberão o auxílio reclusão. Em caso de morte, os dependentes têm direito à pensão por morte. Outro direito é o salário família, válido para dependentes de até 14 anos, sendo que o valor recebido é referente ao definido pelo Ministério da Previdência Social.

Para localizar a Previdência Social MG, em todas as cidades do estado, basta acessar http://www010.dataprev.gov.br/enderecoaps/mps1.asp e informar o CEP, cidade e bairro. Verifique o posto de atendimento mais próximo da sua casa e agende uma visita para verificar em qual situação se enquadra, dar entrada no pedido de benefícios ou aposentadoria.