Veja telefone e endereços da previdência social (RS)

Você sabe para que serve a Previdência Social? Ela compõe a Seguridade Social, do Governo Federal, juntamente com a Saúde e a Assistência Social. Um conjunto de direitos e garantias do cidadão brasileiro. Assim como a saúde, por meio do SUS, garante o direito de consultas, tratamentos e internações e a Assistência Social dá o suporte em casos de desastres e pobreza extrema e a Previdência é responsável pelo pagamento da aposentadoria, licença maternidade, seguro desemprego, dentre outros benefícios.

Os benefícios da Previdência Social são destinados aos cidadãos que contribuem com o INSS, seja por carteira assinada ou como contribuinte individual. De forma prática, os trabalhadores ativos realizam sua contribuição que é destinada ao pagamento dos inativos, sejam eles aposentados ou segurados. Sendo assim, se hoje é descontado o valor do INSS de seu salário ou você paga seu carnê mensalmente, quando sofrer um acidente, ficar doente, inválido, engravidar ou se aposentar, poderá usufruir dos benefícios de seu pagamento.

O valor pago é recolhido pelo INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, que é uma autarquia do Governo Federal com a função receber os valores pagos pelos contribuintes da Previdência e realizar os pagamentos dos seguros e benefícios, ou seja, é o administrador da Previdência. O valor de contribuição depende muito do valor de salário do contribuinte, bem como a atividade desempenhada pelo contribuinte individual. A contribuição retida diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores varia de 7,65% a 11%, de acordo com faixas salariais específicas.

10044352_ml-1024x680

Todos os contribuintes têm direito a receber a aposentadoria, seja por tempo de serviço ou por tempo de contribuição, invalidez ou especial; o salário maternidade, que pode chegar até 5 meses, dependendo do caso; auxílio doença, em casos de doenças graves; auxílio-acidente; pensão por morte para a família do segurado; auxílio reclusão concedido para a família do cidadão recluso em regime fechado; seguro desemprego.

Todas as contribuições e benefícios são de responsabilidade da Previdência Social, sendo que cada estado possui a sua sede, para gerir todos os recursos e prestar assistência aos trabalhadores. Como é o caso da Previdência Social RS, que abrange todo o estado do Rio grande do Sul. No link específico abaixo, você encontra o telefone e endereços dos postos de atendimento do INSS em todo o estado, http://previdencia.social/tag/endereco-inss-porto-alegre/. O atendimento pode ser realizado pelo telefone em muitos casos, como solicitações, assim como pela internet. Para dúvidas e casos mais específicos, procure um posto de atendimento do INSS mais próximo de você.